O compartilhamento de mensagens tem crescido consideravelmente à medida que novas pessoas passam a utilizar dispositivos móveis e, devido a grande demanda, novas aplicações vêm surgindo no mercado. Contudo, com o aumento de mensagens e usuários, junto vem as tentativas de golpes, algo cada vez mais comum em um dos principais aplicativos utilizados no Brasil: o WhatsApp.

O golpe do WhatsApp clonado tem crescido e isso se deve não somente, mas principalmente, à inocência dos usuários que acabam confiando em qualquer tipo de mensagem procedente de encaminhamentos constantes que, muitas vezes, carregam junto um link malicioso, seja para roubo de dados ou mesmo concluir a tentativa de clonagem da conta do usuário.

Neste conteúdo, vamos falar sobre alguns cuidados que você deve tomar para evitar cair no golpe do WhatsApp clonado e como proceder caso tenha suspeita ou a certeza que que foi vítima desse tipo de ato ilícito. Portanto, se deseja compreender esses pontos, continue com a gente e tenha uma boa leitura.

O que fazer para evitar ter o WhatsApp clonado?

Devido a praticidade de envio de mensagens via aplicativo, muitos cibercriminosos enxergam nisso uma brecha para o envio de mensagens maliciosas que podem muito bem ser confundidas com mensagens verdadeiras de sites que aparentam ser confiáveis, mas que na verdade são cópias de outros sites ou mesmo sites fakes.

Pensando nisso, a primeira coisa a se fazer, é ter em mente que, por mais que alguns sites ou empresas utilizem o WhatsApp como canal de atendimento, raramente farão seu uso para disseminação de links que captem dados.

Então, evite clicar em qualquer link suspeito e, caso tenha dúvida sobre a veracidade dos elementos de uma mensagem, busque informações sobre o site do link direto em seu navegador. vale até mesmo entrar em contato pelos canais oficiais de comunicação para questionar seus moderadores quanto à veracidade de informações recebidas via mensageiro, caso seja constatado que as mensagens são falsas, a empresa pode até entrar com ações preventivas para evitar a aplicação de golpes em seu nome.

Além disso, há ainda outras dicas que são mencionadas no próprio FAQ do aplicativo, como as que mencionamos a seguir:

  • nunca compartilhe seu código de confirmação;
  • ative a confirmação em duas etapas em sua conta do WhatsApp;
  • não instale aplicativos de terceiros ou compartilhe informações pessoais a pedido de ninguém pelo WhatsApp;
  • desconfie de ligações de empresas com linguagem muito informal.

Como recuperar a conta caso tenha tido seu WhatsApp clonado?

A primeira medida a ser tomada após a suspeita de ter seu WhatsApp clonado, é pedir a verificação de sua conta via SMS. Durante esse processo, você receberá um código de verificação de 6 dígitos. Além disso, siga com o procedimento de reinstalar o aplicativo. Essas ações farão com que qualquer outro indivíduo que esteja fazendo o uso de sua conta seja automaticamente desconectado. Lembre-se que o código não pode ser compartilhado com ninguém, visto que só tem utilidade para você mesmo para efeito de simples verificação da conta.

Em adição, lembre-se de avisar todos os seus seus contatos para que não interajam com mensagens suspeitas recebidas a partir do seu número, pois assim você poderá evitar que outras pessoas sejam vítimas ou até mesmo que efetivem uma ação desejada e orientada pelos cibercriminosos.

Caso as ações anteriores não tenham funcionado, você pode enviar um e-mail para suporte@whatsapp.com com o assunto “perdido ou roubado, por favor desabilite a minha conta” e informe seu problema no corpo do e-mail.

Tomando os devidos cuidados e ações corretivas, você terá sua conta do aplicativo segura e ainda contribuirá para que todos os seus contatos também fiquem seguros.

Gostou do conteúdo? O assunto é de extrema importância para a segurança digital de todos. Então, aproveite que está aqui e compartilhe com seus amigos e familiares em suas redes sociais para que todos saibam como proceder em caso de suspeita de WhatsApp clonado ou até mesmo como reforçarem a segurança de suas contas.

Dica:  Quando os bens pessoais dos sócios respondem por dívidas da empresa?

Outros assuntos:

error: O conteúdo está protegido!

Baixe o Ebook Crise Empresarial

Deixe suas informações e faça o download do nosso ebook para descobrir tudo o que precisa saber para sair da crise.

You have Successfully Subscribed!

Share This