Você sabe o que é Pix? Já começou a utilizar essa novidade do Banco Central que promete facilitar a vida dos brasileiros?

A verdade é que o anúncio do sistema Pix causou muita ansiedade em pessoas que mal esperavam para utilizar esse novo modo de pagar e receber de forma mais prática e claro, instantânea.

Mas você já sabe mesmo como o Pix funciona e o que ele é exatamente, ou ainda tem dúvidas a respeito desse caso?

Pensando nisso, preparamos um conteúdo específico para que você entenda mais sobre esse serviço e como ele pode te atender com segurança. Confira então os detalhes até o fim e boa leitura.

O que é Pix?

O Pix é um sistema de pagamentos inovador criado pelo Banco Central com o intuito de facilitar a vida dos brasileiros, sejam eles consumidores ou empresários.

Com esse novo sistema é possível ter diversas vantagens. Os principais benefícios de usar o Pix são os seguintes:

  • Transferências entre contas 24hs por dia;
  • Facilidade para pagar e receber dinheiro;
  • Transferências em qualquer dia do ano, inclusive feriados e fins de semana;
  • Não há necessidade de saber os dados da conta de quem irá receber.

Essas são, portanto, apenas algumas das vantagens desse método de pagamento. Sendo assim, podemos concluir então que o Pix é uma forma diferente de pagamento voltada para facilitar a vida de todos.

Como funciona exatamente o Pix?

O Pix, como vimos, é uma forma de pagamento criada pelo Banco Central, com o objetivo de reduzir o tempo e facilitar a transferência de dinheiro entre pessoas e entre empresas também.

O Pix funciona de forma bem simples. Para fazer uma transferência ou pagamento basta seguir o passo a passo a seguir:

  1. Acesse o aplicativo ou site do seu banco ou instituição financeira;
  2. Vá então até a área de Pix do seu banco;
  3. Selecione a opção de fazer uma transferência pelo Pix;
  4. Acrescente os dados da chave de quem irá receber o dinheiro;
  5. Selecione o valor a transferir;
  6. Pronto! A pessoa irá receber o pagamento em até 10 segundos.
Dica:  ANPD busca dispensar DPO para pequenas empresas

Inclusive, vale frisar que a rapidez é justamente uma das características que mais chamam atenção na hora de optar por esse meio de pagamento.

Como fazer o cadastramento de suas chaves Pix?

O Pix tem as chamadas chaves, que são o modo de identificação de quem irá receber o pagamento do valor.

Por meio dessas chaves é possível identificar o recebedor, por isso é necessário cadastrar uma para utilizar esse meio de pagamento.

As chaves podem ser:

  • CPF da pessoa;
  • Combinação de números aleatórios;
  • Telefone;
  • E-mail.

Basta acessar o App do seu banco e entrar na seção Pix. Por meio dessa seção específica, você poderá então efetuar o cadastro dessas chaves, fazendo com que essa identidade seja gravada para aquela instituição.

Vale lembrar que você não poderá cadastrar uma mesma chave em mais de uma instituição, porém, poderá pedir a portabilidade desta, caso seja necessário.

O que muda exatamente ao utilizar o Pix?

Como pudemos ver, o Pix trouxe diversas vantagens para todos, sejam empresa ou pessoa física.

Por meio da utilização dessa forma de pagamento tão prática, é possível fazer diversas coisas, como por exemplo:

  • Pagar um produto num mercado ou lanchonete;
  • Comprar produtos em lojas virtuais;
  • Pagar por serviços;
  • Realizar pagamentos para outras pessoas físicas;
  • Pagar impostos e tributos.

Hoje em dia, é muito comum ver praticamente todos utilizando o Pix para fazer seus pagamentos em estabelecimentos e outros. É uma praticidade e a oportunidade de não precisar mais fazer transferências apenas em dias úteis.

Usar o Pix é realmente seguro?

Sim, o Pix é mesmo seguro. Por ser um sistema de pagamento criado pelo próprio Banco Central, trata-se de uma solução que integra todos os bancos e instituições financeiras.

Dica:  Vazamento de informações: como prevenir em minha empresa

As camadas de criptografia são as mesmas que numa transação bancária habitual, então há sim a segurança ao utilizar esse meio de pagamento.

No entanto, você precisa sim continuar atento a fraudes e golpes comuns nesse meio de pagamentos e transações bancárias.

As tecnologias utilizadas para garantir a segurança do sistema Pix são atualizadas e todas as transações feitas têm como base a Rede do Sistema Financeiro Nacional.

Pix pode ser alvo de golpes e fraudes no mundo digital?

Assim como diversos outros meios de informação e pagamento, o Pix pode sim vir a sofrer fraudes na internet e, portanto, você precisa ficar atento e tomar os devidos cuidados.

Uma das fraudes mais utilizadas atualmente em relação ao Pix é o que chamamos de Phishing. Esse tipo de crime digital envolve usar mensagens falsas ou outros meios que possibilitem coletar dados do usuário.

Por meio dessa coleta ilegal de dados de forma forçada, é possível que a pessoa mal intencionada consiga informações referentes ao Pix, sendo beneficiada então por esse crime.

Portanto, assim como tomamos cuidados referentes a outros tipos de transações na Web, é muito importante que façamos uma análise de segurança sobre as informações que divulgamos na rede.

O Pix é sim seguro, no entanto, as boas práticas de segurança na internet precisam continuar valendo para que os usuários não venham a passar por problemas.

Dicas para utilizar seu Pix com toda segurança e evitar ser alvo de crimes virtuais

Sabendo que o Pix é sim seguro e garantido pelo Banco Central, temos então mais segurança ao utilizar esse tipo de serviço.

No entanto, como vimos, é necessário que se faça sempre uma rotina de cuidado para que nossas informações pessoais não acabem caindo nas mãos de pessoas erradas.

Dica:  LGPD: Entenda o que é a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

Portanto, decidimos separar esse espaço para dar dicas práticas de como proteger sua máquina e seus dados de cair em crimes virtuais como o phishing, colocando então em risco sua conta bancária.

Vamos então conferir algumas dicas interessantes para se manter seguro enquanto usamos o Pix. Confira.

Use bons antivírus

Apesar de algumas pessoas acabarem negligenciando esse pequeno fato, o uso de antivírus é essencial para manter a segurança do seu computador. Seja ele um notebook ou desktop, ao ter contato com a internet é preciso estar protegido.

Portanto, lembre-se de deixar o Firewall do Windows sempre ativo, além de instalar um bom programa para cuidar do seu PC.

Já pensou em criar uma política de segurança de dados para sua empresa? Consulte as nossas soluções.

error: O conteúdo está protegido!

Baixe o Ebook Crise Empresarial

Deixe suas informações e faça o download do nosso ebook para descobrir tudo o que precisa saber para sair da crise.

You have Successfully Subscribed!

Share This