ESG é uma sigla que está sendo cada vez mais pesquisada na internet e sua relevância ganha força diariamente no mundo dos negócios.

Entretanto, você sabe o que essas 3 letras significam? Se você desconhece o tema ou não domina o assunto, chegou ao local certo! Veja na matéria de hoje tudo sobre ESG e sua importância para uma empresa. Confira e tenha uma ótima leitura!

O que é ESG?

Primeiramente, saiba que ESG é uma sigla em inglês que significa Environmental, Social and Corporate Governance. Traduzindo, seria algo como Governança Ambiental, Social e Corporativa.

Resumidamente, essas letras indicam que uma empresa utiliza alguns parâmetros para medir e mensurar as suas:

  • Políticas e práticas ambientais;
  • Suas relações sociais;
  • Bem como, a sua governança corporativa.

Além disso, podemos afirmar que as companhias que estão de olho em tais diretrizes conseguem:

  • Ter uma melhor visibilidade de outras empresas e também do público;
  • Minimizam os seus impactos ao meio ambiente;
  • Melhoram os processos internos e de administração;
  • Por fim, favorecem a construção de relações comerciais e trabalhistas mais justas e responsáveis.

O que essa sigla significa na prática?

Ao passo que uma instituição opta por seguir uma política baseada em ESG, ela se prontifica a ser uma companhia melhor em diversas frentes.

Compliance ESG

O compliance é um recurso essencial para qualquer empresa, pois, por meio dele, riscos que poderão prejudicar o negócio no futuro serão minimizados por meio de um “guia de comportamento” empresarial.

Compliance é estar em conformidade com as leis, os padrões éticos e os regulamentos internos e externos. Nada mais é do que o padrão que deve ser seguido por todo negócio que deseja prosperar sem a interferência de questões que enfraqueçam a empresa e retirem a sua credibilidade, como, por exemplo, uma desgastante discussão judicial sobre o descumprimento de uma lei trabalhista.

Além disso, a adoção dessa ferramenta demonstra que a empresa está empenhada em buscar soluções antes que o problema surja, o que melhora a sua imagem dentro do seu mercado e perante os seus clientes e investidores.

Portanto, a aplicação do compliance é essencial para que o negócio esteja em conformidade com os padrões do ESG.

Entenda como isso funciona na prática:

Governança Ambiental

A partir do momento que a empresa decide investir em governança ambiental, algumas pautas se tornam importantes na sua organização, tais como:

  • Economia circular;
  • Possível desprovimento de água;
  • Gestão responsável de resíduos;
  • Reciclagem;
  • Emissão de carbono;
  • Aquecimento global;
  • Fim do desmatamento;
  • Extração cautelosa e responsável de recursos naturais.

Governança Social

Já a governança social diz respeito às relações sociais da instituição com as pessoas que a cercam. Dentre as principais práticas desse universo estão as seguintes:

  • Respeito às leis trabalhistas;
  • Bom relacionamento com os clientes e com a comunidade onde a companhia está inserida;
  • Busca pela satisfação dos clientes;
  • Respeito aos direitos humanos;
  • Bem como, busca por uma maior diversidade cultural dentro das equipes que fazem parte da empresa.

Governança Corporativa

Por fim, temos a governança corporativa que está diretamente ligada à administração da organização, suas ações e práticas corriqueiras. São elas:

  • Disponibilização de uma ouvidoria;
  • Políticas internas e manual de práticas corporativas;
  • Formação do Conselho da empresa;
  • Relacionamento com políticos, veículos de imprensa e entidades.

Por que ESG se tornou tão importante para empresas?

Conforme pudemos ver acima, a ESG mostra que uma empresa se preocupa com a sua imagem, com as suas relações com as pessoas e com o mundo de modo geral.

Atualmente, organizações com boas práticas de ESG estão mais populares e se valorizam com mais rapidez que as demais.

A consultoria BCG (The Boston Consulting Group) realizou um estudo no qual ficaram demonstrados os benefícios que boas práticas ambientais, sociais e de governança trazem para um negócio. Entre esses benefícios, pode-se citar uma maior lucratividade e uma melhora em seu valor de mercado.

Esse assunto é de extrema relevância, em especial, no momento atual, no qual consumidores e investidores deixaram de se preocupar, apenas, com a qualidade e o preço do produto ou do serviço.

Hoje, consumidores e investidores conscientes buscam empresas que se preocupam com o meio ambiente, com os seus colaboradores e com boas práticas de governança.

Afinal, elas demonstram mais preparo em lidar com riscos e mais seriedade tanto sob a ótica sustentável quanto pela visibilidade nas redes sociais e veículos de comunicação.

Como o advogado pode auxiliar a empresa na implantação do Compliance ESG nas empresas?

Com base no exposto, percebe-se que a adequação aos parâmetros de ESG deve ser um dos principais objetivos das empresas, sejam elas grandes ou pequenas.

Nesse processo de adequação, o advogado se torna um profissional essencial, pois ele tem o conhecimento jurídico e empresarial necessário para auxiliar os tomadores de decisão na escolha das melhores práticas ambientais, sociais e de governança do negócio.

O advogado pode atuar, por exemplo, elaborando um Código de Ética que esteja de acordo com parâmetros de ESG, o qual evitará problemas futuros e, concomitantemente, fortalecerá a imagem da empresa no mercado.

Além disso, ele poderá também mediar acordos entre empregados e empregadores, evitando, assim, processos judiciais longos e desgastantes.

Outra atuação do profissional do direito é a análise e adequação de todos os regulamentos internos da empresa ao padrão ESG.

Enfim, esses são apenas alguns dos benefícios que o advogado pode oferecer.

Portanto, caso o seu interesse seja a prosperidade e o crescimento do seu negócio, busque um profissional qualificado para te auxiliar no processo de implantação dos parâmetros de ESG.

Você gostou do nosso post sobre ESG? Leia mais matérias sobre negócios e as melhores práticas empresariais no nosso site e compartilhe esse conteúdo com seus parceiros de negócios!

error: O conteúdo está protegido!

Baixe o Ebook Crise Empresarial

Deixe suas informações e faça o download do nosso ebook para descobrir tudo o que precisa saber para sair da crise.

You have Successfully Subscribed!

Share This