Em um mercado cada vez mais competitivo, o domínio e exclusividade de uma marca é essencial. Para isso, detalhes importantes que a envolvem devem ser prioridade como o registro de marca da companhia.

Conhecer todo o processo para o registro de uma marca é importante para garantir não apenas o domínio, mas também a proteção do legado que carrega essa marca. Saiba como fazer o registro e todos os benefícios que esse processo é capaz de garantir.

O que é o registro de marca?

O registro de marca é indispensável e tem como um de seus principais objetivos proteger a imagem da empresa e seu capital.

A partir do momento que uma marca é registrada por uma empresa, ela passa a ser de sua total propriedade, impedindo que outras companhias utilizem essa marca sem a devida autorização, sobretudo por empresas que atuam no mesmo segmento. 

Além do domínio da marca em território nacional, é importante ressaltar que em 2019 o Brasil aderiu ao Protocolo de Madri que desburocratiza o registro de marcas em diferentes países, trazendo diversos benefícios para o mercado mundial. Por meio desse protocolo, qualquer companhia, ou mesmo pessoa física, pode registrar sua marca nos países que fazem parte da lista de países signatários

As vantagens em registrar a sua marca

O procedimento de registro de marca contribui para um mercado com menos concorrências desleais, além de proteger a empresa de ações fraudulentas de terceiros, pois em casos onde a marca registrada é utilizada sem autorização, a companhia proprietária dessa marca pode ser indenizada.

Além disso, instituições que registram sua marca podem disponibilizá-la para licenciamento e franquia, propiciando maiores chances de lucro e difusão da marca no mercado em grande escala. 

Dica:  Quando os bens pessoais dos sócios respondem por dívidas da empresa?

Veja mais vantagens em registrar sua marca:

  • impede o uso de logos idênticos ou semelhantes por outras instituições;
  • garante exclusividade da utilização da marca;
  • elimina riscos de obrigatoriedade da interrupção da marca futuramente;
  • auxilia nas ações de marketing da companhia;
  • contribui para a atração e identificação dos consumidores com a marca;
  • fortalece a confiabilidade da empresa o que resulta em retenção de clientes, um público fiel e altos lucros.

Em suma, registrar a marca de uma corporação faz dela um patrimônio exclusivo no mercado, algo primordial para que uma marca tenha seu espaço seguro no mundo corporativo e evite problemas legais.

Como fazer o registro de marca?

Antes de tudo, deve-se verificar se a marca que você deseja protocolar ainda não existe. É importante também verificar os possíveis descontos que são concedidos em diversas situações. Tudo isso deve ser consultado por meio do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), órgão pelo qual é realizado todo o procedimento de registro. Com essas questões analisadas, vamos ao passo a passo.

Cadastro

O cadastro é realizado pela plataforma digital do INPI onde é gerada uma guia, a GRU (Guia de Recolhimento da União) conforme o enquadramento de sua empresa. Por meio da guia podem ser verificadas as taxas que serão aplicadas.

Apresentação dos elementos da marca

Nesse passo é definida a natureza da marca que pode ser nominativa, mista ou tridimensional, detalhes que englobam texto, imagem e outras questões de design, diferenciando uma marca da outra.

Descrição dos produtos e serviços

Esse detalhe impede que empresas do mesmo setor façam uso da marca sem a devida autorização, pois deixa claro os detalhes sobre os produtos e serviços da companhia. 

Dica:  Planejamento sucessório em empresas familiares

Documentos a serem apresentados

Os documentos a serem apresentados para o requerimento da marca são:

  • contrato social no caso de pessoa jurídica (empresa);
  • comprovante de pagamento da GRU.

Emissão do formulário

Este é o último passo para registrar sua marca. No formulário é declarada a veracidade das informações cadastradas. Após o envio, o INPI publica o registro na RPI (Revista de Propriedade Industrial) onde é acompanhado todo o processo. O acompanhamento é importante, pois pode haver posteriormente a solicitação de outros documentos.

Todo o processo de registro tem sua burocracia, mas é compensador. Registrar sua marca é a garantia de segurança no mercado e proteção de seu patrimônio, sem contratempos futuros.

Agora que você entendeu a importância do registro de marca em detalhes, fique por dentro de mais informações sobre o assunto. Assine agora mesmo a nossa newsletter!

error: O conteúdo está protegido!

Baixe o Ebook Crise Empresarial

Deixe suas informações e faça o download do nosso ebook para descobrir tudo o que precisa saber para sair da crise.

You have Successfully Subscribed!

Share This