O novo normal trouxe consigo o modelo de Home Office e os desafios da proteção de dados enquanto nessa forma diferente de trabalhar.

Desde o início de 2020 muitas empresas de diversos ramos mudaram os locais de trabalho de dentro de um escritório para dentro de casa e isso trouxe mudanças significativas em vários aspectos diferentes.

Com esse novo normal estabelecido, muitas dúvidas foram surgindo quando o assunto era o Home Office.

Vamos então falar um pouco mais sobre o Home Office e os desafios da proteção de dados e entender mais como as empresas monitoram seus colaboradores nesse período e quais os limites disso.

As mudanças trazidas pelo modelo de Home Office e os desafios da proteção de dados

As mudanças que o modelo Home Office trouxe não foram apenas do local físico de trabalho. Tudo, na verdade, ficou diferente.

As relações de trabalho tiveram modificações significativas e que precisaram de mais regulamentações, já que muitas empresas continuam nesse molde de trabalho e outras preferiram adaptá-lo de forma definitiva para seus funcionários.

Sabemos bem que o sistema de Home Office, ou trabalho remoto, já existia, no entanto, com o “boom” trazido pela modalidade devido à pandemia, muitas dúvidas começaram a aparecer.

Horário de trabalho

A empresa pode, afinal, controlar o horário do colaborador mesmo de forma remota? O ideal é que, se o funcionário trabalhava em regime normal presencial e está em Home Office, cumpra com horários normais de trabalho.

Sabemos que existem situações específicas e diferentes, mas, de forma geral, o empregador pode sim controlar o horário de trabalho do funcionário e existem ferramentas para isso.

No entanto, é preciso ficar atento à abusos. Algumas empresas começaram a exigir que os colaboradores cumprissem horário de expediente com a webcam ligada durante todo o período.

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Isso pode provocar constrangimento ao colaborador, além de expor de forma indevida outras pessoas da família.

Sendo assim, essa prática não deve existir. Há outros modos, como pontos virtuais e várias maneiras de conferir se o colaborador está cumprindo seu horário.

Regras bem definidas

É muito importante que, ao colocar o colaborador em regime de trabalho remoto, a empresa seja clara em relação a regras estabelecidas.

Isso ajuda a dirimir possíveis dúvidas e auxilia o colaborador a entender melhor o que pode ou não fazer e até a saber a quem se reportar caso precise.

Um termo adicional de contrato de trabalho pode vir a ser necessário a fim de deixar as coisas claras e regulamentadas. Isso protege assim ambos os lados.

As empresas podem ver por onde navego enquanto em Home Office?

Se você está em horário de trabalho e no computador, notebook ou celular corporativo, muito provavelmente a empresa sabe por onde você está navegando.

Como os equipamentos são de propriedade da empresa, o ideal é que você os utilize apenas para esse fim, deixando acessos pessoais para os seus próprios dispositivos.

Assim como as empresas monitoram seus colaboradores enquanto presencialmente, essa vistoria do que acessam nas máquinas da empresa – mesmo em casa – pode ocorrer também.

Limites no controle do Home Office e os desafios da proteção de dados

É importante entender que existem limites para controlar o trabalho remoto. O horário de trabalho precisa ocorrer apenas no tempo pré-determinado e colaborador continua tendo direito à horários de descanso.

Além disso, como dito, a webcam não deve ser uma exigência, visto que o colaborador tem direito a proteção de seus dados pessoais e privacidade.

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Assim, o Home Office e os desafios da proteção de dados são muitos, mas com regras claras e informação, é possível ter bons resultados.

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